A Leitura, necessidades e prazeres

“Do mundo da leitura á leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de prazer e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.” Assim Marisa Lajolo nos indica como ampliar a concepção que temos dessa competência, ampliando-a e fazendo-nos pensar que a capacidade ledora pode nos remeter à capacidade de compreensão do mundo.

Em geral, nossa história começa na experiência aprendida na escola e depois pode se fazer presente de várias formas em nossa vida. A escola foi capaz de fecundar a leitura que fazemos do mundo?
Nossa convivência com a leitura nem sempre é amiga. Muitos motivos concorrem para essa constatação e não será de grande valia pesquisar quais são eles. Porém, há saídas e esperanças.

Para início de conversa, saber ler não garante qualidade de compreensão de textos. Mas como ler melhor? Informações teóricas junto a exercícios práticos podem desenvolver esta arte e técnica, e formar nossa habilidade lingüística e capacidade de interpretação.

Com método e estratégias pode-se otimizar e acelerar a capacidade de compreensão de textos, com maior capacidade de aproveitamento de todas as leituras, necessidade presente nas tarefas profissionais ou acadêmicas. Pensando assim, escrevi um livro que procura auxiliar todas as pessoas que desejam melhorar sua leitura – Você sabe (mesmo) ler? Leitura, o sutil mundo das palavras.

Na vida em geral, mesmo pessoas que apresentam dificuldades de leitura podem descobrir que, além de ser um benefício importante, ler pode também ser um grande prazer. Ela pode nos dar recursos para uma mais rica compreensão no mundo.

Trabalhos desenvolvidos:

• Aulas no curso preparatório para concursos - Pró-concurso/SP, 2005-2009;
• Curso na Editora Segmento /SP : Textos no mundo contemporâneo, Março 2008;
• Publicação de livro: Você sabe (mesmo) ler? Leitura, o sutil mundo das palavras, SP, Editora do autor, 2007;
• Palestra “Melhore a qualidade de sua leitura”, Clube Esporte Clube Pinheiros, SP, Dezembro de 2007;
• Palestra “Formando Professores Leitores”, no XI Encontro de Letras - Faculdade de São Bernardo do Campo (Out/2007);
• Palestra “Você sabe (mesmo) Ler? , Faculdade Oswaldo Cruz (Out/2007);
Workshop de Leitura e produção de trabalhos- Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, Julho de 2006 e 2007;
• Grupo de Terceira Idade - Unisal/SP (apresentação do jornal como instituição social e de outros textos), encontros mensais em 2006 e 2007;
Workshop de Leitura - Ligare (formação de terapeutas corporais)Americana/SP, Agosto de 2006 ;
• Exord, palestra e curso de preparação para concursos jurídicos – SP, Julho de 2006;
• Cursos de extensão universitária e formação/atualização - Centro Universitário Salesiano - Unisal/SP, 2001, 2002 e 2004; Senac/SP, 2002; MBA Bank Boston, 2002; SIEEESP, 2004 e 2005;
• ACL-SP - Associação de desenvolvimento humano que realiza trabalho voluntário com crianças e adolescentes em escolas estaduais, 2002 a 2005;
• 6o.Congresso Salesiano de Educação, Junho/2004, apresentação de trabalho: A Leitura em sala de aula e o Mundo dos Valores;
• 5o.Congresso Salesiano de Educação, Reflexões acerca do trabalho de Leitura em sala de aula, Junho/2003;
• Ecoplan, Empresa de Assessoria em Educação, 1999 a 2002.

Participação em congressos e eventos:
• 17º.Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Associação de Leitura do Brasil,UNICAMP, julho/2009; 16o. COLE, julho/2007; 15o. COLE, julho/2005; 14o. COLE, Julho/2003.
• 11o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, PUC-SP, Abril/2006;
• 2o. Seminário Nacional “ O Professor e a Leitura de Jornal”, Campinas/SP (UNICAMP), Novembro /2004;
• “Textos, Discursos e Escritas”, ANPOLL e SINPRO/SP , Novembro/2004;
• 2o. Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, FEUSP, Outubro/2003.